RoboCorp

Laboratório

O Laboratório RoboCorp está integrado no Instituto de Investigação Aplicada (i2a) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), sendo um centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, que agrega investigadores, professores, estudantes do IPC, colaboradores e parceiros externos.

O Projeto RoboCorp agrega investigadores da Escola Superior de Educação (ESEC), do Instituto Superior de Engenharia (ISEC) e do Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC) do Politécnico de Coimbra (IPC), com projetos multidisciplinares nos domínios das Ciências do Desporto, Engenharia, Robótica, Matemática, Fisioterapia e Ciências do Comportamento Humano.

A fundação oficial do Laboratório ocorreu em abril de 2011, sendo obtido financiamento público relevante em 2014 para aquisição de equipamentos científicos. A sua inauguração foi no dia 8 de abril de 2016 com um Seminário “Investigação, Inovação, Ambição, Rumo a 2030. Importa ainda destacar que o laboratório RoboCorp é o primeiro laboratório de investigação orientado para o estudo do comportamento humano no âmbito do cenário rodoviário em Portugal.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento de novas estratégias e métodos matemáticos para o estudo do movimento humano, bem como a integração da tecnologia na sociedade, visando a qualidade de vida e o bem-estar do público em geral e também a psicologia do tráfego, mobilidade e segurança no cenário rodoviário.

OBJETIVOS

  1. Promover a investigação científica e criar projetos inovadores pluridisciplinares relacionados com a análise funcional e desenvolvimento tecnológico aplicado ao desempenho humano.

  2. Promover a transferência de conhecimento nas ciências e tecnologias visando responder aos desafios e necessidades da sociedade contemporânea.

  3. Potenciar a competitividade e sustentabilidade regionais.